Minha Casa no Barranco: Como fazer uma Horta em Casa

Como fazer uma Horta em Casa

Oiiii vizinhas queridas, tudo bem?

Desde que compramos nosso barranco, ops... terreno - para quem ainda não conhece, olha como ele era antes da obra, lindo e apaixonante rsrs Clica aqui
Sonhamos com nossa casa pronta nessa vista maravilhosa e sempre esteve em nossos planos ter uma horta em casa!

Sou apaixonada por plantas, flores, ervas, legumes, apesar de ainda não ter tido oportunidade de cultivar uma horta ou jardim, sempre gostei e pesquiso sobre, pois, quero plantar nossos alimentos de forma sustentável e orgânica, não vejo a hora!
Me preocupo bastante com a questão da alimentação aqui em casa, principalmente depois da chegada do baby Teodoro - que logo completará 3 anos... gente!!!
Confesso não ser fácil, mas é possível aos poucos, com paciência e persistência ir melhorando os hábitos alimentares, partindo do princípio termos consciência a importância, qualidade dos tipos de alimentos que estamos oferecendo para nosso organismo.

Pensando nisso, vim mostrar como é fácil ter uma horta em casa, mesmo que você tenha pouco espaço, basta ter vontade e colocar as mãos na terra!!! E para quem tem crianças, uma dica a mais, bora tornar esse momento mais divertido e colocá-los para aprender desde cedo a importância de cuidar, proteger e amar o Reino Vegetal.

Existe uma técnica comum no Peru, que ensina como criar uma horta de legumes, ervas em casa, ocupando apenas um metro quadrado, para ter alimentos frescos a disposição, evitando assim consumir vegetais que possuem resíduos de agrotóxicos - caso da maioria dos que são comercializados no Brasil.

Para fazê-la, basta dividir um metro quadrado de terra em 16 quadrados de mesmo tamanho (25 centímetros quadrados). Então é só plantar, em cada quadradinho, uma variedade diferente de erva ou legume.

Que linda!
Em breve, quero postar fotos da nossa horta de verdade...rs
No entanto, alguns cuidados são necessários. As plantas maiores devem ficar nas fileiras de trás e as menores, nas fileiras da frente, assim a luz solar chega para todas. As plantas verticais, como os tomates, devem ser penduradas em uma estrutura de suporte - que deve ser instalada em uma das "linhas" da horta (tubos de ferro, de PVC ou outros itens reutilizados podem compor a estrutura), amarrando-as para que suportem o peso.
A manutenção é tranquila, pois qualquer pessoa consegue alcançar facilmente todo o espaço da plantação sem que plantar, regar e colher se tornem grandes trabalhos. A altura da horta chega, no máximo, à cintura de uma pessoa (o que facilita a vida de deficientes físicos).
A rotação de cultivos é automática. Por exemplo: um cultivo que leva mais tempo, como o do tomate, pode ser plantado entre outros cultivos de colheita rápida e que serão colhidos antes que a planta precise de mais espaço.
Fonte: SERPAR - Créditos Portal eCycle 

Quais alimentos podem ser cultivados:
Plantas pequenas:
Rabanete, cenoura, cebola, espinafre, beterraba, alface e salsa.

Plantas grandes:Repolho, brócolis, couve-flor, berinjela e pimentas.

Plantas verticais:Tomate, pepino, vagem, ervilha e feijão.










É isso amores, espero inspirá-las um pouquinho, existem várias possibilidades, até mesmo para quem mora em apartamento! Me contem, quem já tem ou se pretendem ter uma hortinha gostosa e linda em casa!

Bjinhos,

Juliana Monteiro - MCNB



Um comentário:

  1. Boa tarde flor, seguindo seu blog!!!

    PS:Tem post sempre novo no ar!
    Beijos!!!
    Meu cantinho Blog A primeira Casa
    Meu Email: Layslamenezes@hotmail.com

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *