Minha Casa no Barranco: Segunda Laje da Casa no Barranco, chegou! E a terceira, é amanhã!!!

Segunda Laje da Casa no Barranco, chegou! E a terceira, é amanhã!!!

Oi gente, tudo bem?
Olha a atrasadinha, gente!!! Demorei, mas estou por aqui!
A concretagem da nossa segunda laje aconteceu na sexta-feira, dia 30/10.
Fomos até a obra para acompanhar o serviço e vou mostrar para vocês como ficou:






Utilizamos 20m3 de concreto usinado (2m3 acima do previsto, mas deu certinho pedi dois caminhões com 7m3 e um com 6m3), dessa vez como estávamos lá, vimos que foi utilizado isso mesmo, a laje é grande, ainda tinha a laje da garagem e mais algumas vigas para encher. 

Na concretagem da primeira laje - veja aqui - usamos muito além do previsto, e confesso que fiquei com a sensação de que houve desperdício, como não estava lá, não sei afirmar se houve ou não, por isso que nessa estávamos, e vimos que não houve desperdício.

Dica por experiência:
Gente, quem está construindo ou reformando sabe como é, lutamos para conseguir bons orçamentos, descontos, pois, tudo é caro e o dinheiro é suado, pelo menos para a maioria é... 

Então, desperdício é um assunto super importante e preocupante numa obra, e deve ser acompanhado de perto pelos mais interessados, os proprietários. Sem generalizar, os profissionais dessa área não são muito preocupados com isso, creio que devido a correria e pelas várias tarefas que eles executam dia a dia.
Na minha primeira laje, usaram 28m3 para concretar 120m2, mais algumas vigas. 
Pode parecer óbvio o que vou falar, como pareceu para mim, mas é bom ficar atento a isso:

Os tijolos usados nas paredes do primeiro pavimento, onde foi montada a primeira laje, eram vazados, então no momento de encher as vigas, é de extrema importância que os buracos dos tijolos sejam bem tampados, mesmo. 
Nosso empreiteiro afirma que foram tampados, mas eu tenho quase certeza de que não foram bem tampados, sabe? E o volume de concreto que usaram aumentou devido a isso. O concreto entrou pela parede através dos buracos (dá para ver em alguns lugares o concreto vazado na parede!). Ainda não conversamos com ele sobre isso, nem sei o que vou fazer na verdade, mas quis contar isso para vocês, pois, pode acontecer e é desagradável. Só nós sabemos o valor do nosso dinheiro, concreto é caro pra caramba! Então vale conferir, perguntar, ficar em cima mesmo, okay!!!

Depois de pronta:







Beijos e amanhã vem a terceira e última laje, iupiiiii - Vou mostrar a alvenaria, como ficou!

Ju Monteiro - MCNB

18 comentários:

  1. Ahh que coisa boa, Ju! Com tudo coberto a sensação dentro dos cômodos é outra né?
    Que bom que as coisas estão indo bem... Essa parte das lajes eu não acompanhei na minha obra, porque tava morando em outro estado, então não tenho noção de quantidade. Mas vc tem razão, não dá pra bobear, tudo é caro e os desperdícios vão somando.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, obrigada pela visita. Passo sempre pelo seu blog pra ver sua casa, vc tem muito bom gosto, parabéns! Prometo que vou aparecer mais para comentar e deixar um recadinho! rsrsrs

      Beijos,

      Excluir
  2. Oi Juliana!!! Estava sentindo falta dos relatos da sua obra!! Vejo que ela esta indo muito bem! Já vem a terceira e ultima laje!! Que emoção. Em relação ao concreto é bom ficar em cima mesmo, pois tem concreteira que fala que foi tanto e é mentira, eles que colocam menos no caminhão. Boa sorte. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, tudo bem!? Nossa menina, estou me programando para fazer postagens com mais frequencia, eu gosto de escrever, mais sabe como é, ser mãe requer muita dedicação e tempo...rsrs
      Seja sempre bem vinda, obrigada pelo comentário.
      Beijos
      Ju

      Excluir
  3. Nossa Ju, ficou bem grandona heim.
    Me bateu nostalgia aqui, lembrando de quando eu estava nessa fase. É tão bom ver tudo saindo do papel né? ♥
    Beijos
    http://morandocomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem? Obrigada pela sua visita!
      Muito bom ver nosso sonho concretizado, cada dia mais né!
      Vou visitar seu blog!
      Beijos,

      Excluir
  4. esta enorme ju que fase gostosa muito bom de ver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mia, tudo bem?
      Nossa, to achando que tá indo bem rápido! Graças a Deus
      Bjs

      Excluir
  5. Parabéns!! Mais uma etapa vencida. Fico feliz por você. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Juliana Aqui em casa para um área de 105m² usamos 10m³ de concreto (está lá no blog mês de Julho se você quiser dar uma olhada), mas também usamos outro tipo de laje não sei se influencia. O que a Elaine Cavalcante falou é a pura verdade, nosso mestre de obras ficou de olho pois eles realmente fazem isso falam que mandaram uma quantidade e na verdade mandam bem menos, e também o desperdício na obra temos que estar sim sempre acompanhando pois é tudo muito caro!
    Mas em todo caso é uma vitória muito grande! Parabéns!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora, tudo bom querida?
      Vou dar uma olhada sim. Sabe que fiquei muito desconfiada que pode ter acontecido isso tbm, a gente não tem como pesar o caminhão pra saber se está a quantidade certe né....rsrsrs
      Bom, prefiro pensar que se fizeram essa sacanagem, um dia tudo volta, o melhor é agir com a verdade sempre!
      Agora, desperdício na obra... isso sim tem q ficar em cima, até o final!!!
      Obrigada

      Super bjs

      Excluir
  7. Definitivamente eles nao estao nem ai pra desperdicio de material, se nao ficar em cima, vai uma grana pelo ralo mesmo.
    Eu particularmente acho que agora que vc começar a sair do material mais pesado, vai ficando mais facil controlar, pq controlar concreto, saco de cimento, areia e etc eh mto complicado.
    Beijos e boa sorte.

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      É uma tristeza desperdício né! Eu estou com esse mesmo sentimento, que saindo dessa parte de material mais pesado, fica melhor para controlar!
      Muito difícil controlar essas coisas, principalmente cimento... que vai igual água...

      Beijos e obrigada por sempre aparecer por aqui!!!

      Excluir
  8. Juli como vai? a questão de desperdício ja foi tema de conversas calorosas com o meu pedreiro, é um assunto tão desgastante que nem vale a pena fazer esse flash back, sabemos o que é isso pois dói no nosso bolso.

    pelo que entendi da sua explicação, vc usou bloco estrutural mas no assentamento seguiu o metodo convencional é isso? nesse caso vc só vai descobrir se esse concreto fugiu para o interior dos bloco quando precisar quebrar alguma parte para passar hidráulica ou elétrica. importante fotografar tudo para depois tirar essas história a limpo. tampou ou não tampou.

    parabéns por mais esse degrau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, vizinho!!!
      Desperdícios dolorosos a parte... É isso mesmo, usei bloco estrutural e na concretagem da laje, acho que eles não tamparam os buracos do bloco, sabe, deve ter vazado... Mas foi boa a sua dica, eu vou me atentar a isso sim, vamos ver no que dá, né!

      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Juh, já tomei a liberdade de chama.la assim, então tenho um lote no barranco também, todos me desestimularam a construir, mas sou insistente e vou começar arregaçar as mangas, começo mês que vem, pela fundação, tem como me dar dicas de onde comprar ,materiais, escolher um bom pedreiro , essas coisas? super bjokas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa! Seja bem vinda!!! Fica a vontade, pode me chamar de Ju, sim.

      Que legal, vc tbm vai construir no barranco, rsrsr... muito bom

      Não liga para quem te desencoraja, vai a luta que seu sonho vai se concretizar com fé em Deus!
      Tenho sim, como te ajudar com essas dicas e com o que precisar, mas tenho que ter mais informações, me escreve no email: mcnbarranco@gmail.com fica mais facil para trocarmos experiências!

      Aguardo seu email
      Beijos

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *