Minha Casa no Barranco: Segunda Laje da Casa no Barranco, chegando!!!

Segunda Laje da Casa no Barranco, chegando!!!

Oiiii queridas (os)! Tudo bem? 

Vim contar para vocês que a concretagem da nossa segunda laje está chegando!!! 
Sei que ainda falta muito, mas cada etapa concluída é uma vitória, e cada vez mais aumenta nossa ansiedade...rsrsrs
Hoje estão terminando a montagem da laje para concretar na sexta-feira. Estas fotos foram de ontem, aproveitamos o horário de verão para ver a obra no final do dia, por isso a qualidade não está muito boa: 
Tudo preparado para montagem da laje
Dá pra ter noção de como usa madeira, né
Visão frontal da casa
Todo o madeiramento bem feitinho
Vista da garagem, ainda faltava montar a estrutura para a laje
MCNB - resumo:
No geral, nessa fase da obra, utilizamos os seguintes materiais para fazer a alvenaria e a laje do segundo pavimento (não vou listar a quantidade e valores, mas se alguém precisar saber, só pedir)

- bloco baiano medida 14x19x39 
- cimento cpII - Usamos o Votoran
- madeira - muita madeira buáaaa - para fazer o escoramento, montagem da laje, etc etc  (sarrafo 05/10/15cm, tabua de 20cm, tabua de 30cm, pontalete de pinus 3m e pontalete de eucalipto 3m e 4m) - Fizemos de tudo para aproveitar as que já tinha na obra, para que eu não precisasse comprar tudo novamente! 
- aço para a laje de acordo com o projeto estrutural
- Caixa de luz para laje 
- Conduíte (eletroduto)
- prego e arame 
- 140m2 de laje treliça H12 fechamento cerâmica
- Concreto usinado, previsto utilizar uns 18m3

Desabafo da vez:
Mais uma vez vou falar aqui, pois gostaria de saber se acontece a mesma coisa na obra de vocês, vizinhos!?! Me contem!!!

Como usamos madeira!!! Gente, eu comprei muita madeira até agora, e já está decretado que não vou comprar mais (que assim seja) vamos reaproveitar tudo o que tem lá - e olha que tem madeira viu - para fazer a terceira e última laje!
Eu fico encucada pensando se é assim mesmo, ou se o empreiteiro da minha obra é exagerado e um tanto quanto descuidado! E não tem dó, quando me pede pra comprar madeira, madeira, madeiraaaaaaaaa!
Mas, mesmo com pouca experiência no ramo, consigo ver que o serviço feito com as madeiras está muito bem feito, não posso negar!


Vamos rumo a terceira e última laje!

Beijos e até já!

Ju Monteiro - MCNB

17 comentários:

  1. Oi Ju!! Que bom ver sua casa evoluindo!!só falta uma laje aí depois as paredes e bem rápido, e sobre as madeiras, aqui não foi diferente eu lembro que gastamos horrores com elas e depois vai tudo fora né? Mas fomos aproveitando o máximo que dava,os pedreiros sempre pediam mais e mais, eu acredito que no nosso caso muitas vezes ouve desperdício, agora no seu talvez seja porque é uma obra grande aí vai mesmo,mas fique de olho rss bjos http://maosaobraconstrucao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Agora, falta só uma graças a Deus!
      Dá dó mesmo, pq depois tem que ir tudo pro lixo, caso não sejam reaproveitadas, doadas, enfim... já to conformada que gasta mesmo...rsrs... Mas temos que ficar de olho mesmo, quanto a desperdício né! beijos

      Excluir
  2. Oi Ju...que bom que sua obra está avançando..e é verdade, a gente vibra por cada etapa concluída, ainda que pequena!! rsrs
    Quanto a madeira, acho que usa muito devido ao tamanho da casa, e também ela é na laje, então, eles devem usar mesmo pra segurar a laje e pra fazer os andaimes.
    Faz não custa ficar de olho!! O começo da obra é de extrema importância, um pequeno erro pode ser um grande erro lá na frente, então se estão fazendo o serviço bem feito é isso que importa né!!
    Desejo muita sorte...e sua casa vai ficar uma big casa heim!!!
    Beijuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, tudo bem? Vou passar pra visitar a sua, faz tempo que não consigo dar uma passadinha...rsrs
      Obrigada pelo seu comentário.
      beijusss

      Excluir
  3. Oi Juliana! Que legal mais uma laje a caminho!!! Na minha obra estou começando a comprar madeira para a primeira laje e assim pretendo aproveitar para as demais, mas pelo que vejo de obra, sempre vai precisar comprar mais, pois tem madeira que acaba não dando para aproveitar, principalmente esses sarrafos que seguram a madeira, que devem estar bem presos. Boa sorte
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane!
      Boa sorte na primeira laje, realmente madeira usa muito, mas tem como reaproveitar algumas e outras não mesmo... faz parte né
      beijos

      Excluir
  4. Ola Juliana, é verdade cada etapa da obra é uma vitória e uma alegria sem tamanho, realmente a ansiedade só aumenta, mas agora vai ser bem rápido, falta bem menos que já faltou um dia não é verdade?
    Agora sobre as madeiras... ai ai!!!
    A minha casa que é bem menor que a sua também foram muitas, e parecia que que quanto mais comprava, mais se usava e mais o pedreiro pedia! Eu até fiquei de olho para ver se não estavam usando para outra obra, mas era só na minha mesmo. E realmente algumas não tem como reutilizar.
    O bom foi que consegui vender muitas no final!
    Parabéns pelo andamento de sua obra.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora!
      Verdade viu, quando olhamos as fotos e vemos o quanto já andamos até aqui, ficamos muito felizes!
      Nossa que bom ter conseguido vender as madeiras, assim ajuda a outra pessoa que necessita, não precisa ir pro lixo e ainda ganha um dindin....rsrs
      Obrigada pelo comentário.
      beijos,

      Excluir
  5. Oi Ju
    por aqui a mesma coisa, muitaaaaa madeira. e eu perguntei o que dá pra fazer depois com toda essa madeira e o empreiteiro me disse que se a gente tiver sorte alguém retira para usar como lenha, é que é dificil pagarem por ela, fica em troca da retirada e carreto. e que sim, muita madeira vai virar lixo pois vai as tábuas vão quebrar e elas não são boas como lenha...
    eu concordo é muita madeira pra usar e jogar fora depois, mas se a gente ver o nosso modo de construir é sempre com muito desperdício...uma pena :(
    bjs
    Ana

    http://tijolinho-a-vista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Pois é todos os vizinhos de obra falando a mesma coisa sobre as madeiras... realmente vai muita mesmo...
      É triste ter que jogar tanta madeira fora, tem gente que consegue vender algumas, eu procurei para comprar usadas mas não achei, enfim concordo com vc que realmente estão acostumados com muito desperdício!!! Precisa ver o tanto de prego que acho jogado na obra, fico louca! Saio catando, pois são novos!!! Mas eles não estão nem ai....
      São os problemas e desafios da construção!!!

      Bjs
      Ju

      Excluir
  6. Oi Juliana, tudo bem?
    Eu não tenho blog de construção mas acompanho o seu e o Tijolinho a vista, começamos meio que na mesma época e é bem legal acompanhar, ver as coisas que vocês estão passando, dúvidas etc hehe. Quanto as madeiras, já comprei várias mas ainda não senti que foi tanto assim, o meu problema é que estou achando minha obra muito lenta :'( vamos concretar a primeira laje esse mês ainda, o quanto antes eu espero! hehehe
    Parabéns pela obra!! bjs
    Bárbara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbara!
      Obrigada pela visita, seja sempre bem vinda por aqui. Fico feliz por saber que nos acompanha!
      A madeira é um item essencial mesmo, principalmente se seu projeto terá mais de uma laje, mas é sempre bom acompanhar tudo de pertinho né, para ter certeza de que não está havendo desperdícios!
      Desejo boa sorte na sua obra, aparece sempre para contar como está. Você vai ver que depois da primeira laje, as coisas andam mais rápido!!
      Um beijo.
      Ju

      Excluir
  7. .Olá Juliana,

    Aqui em casa tbém foi madeira q não acabava mais.
    Tentamos controlar um pouco a compra, mas víamos q realmente era necessário, no final procurei, aqui no condomínio mesmo, outras obras e ofereci as madeiras por um preço mais baixo, somente para desfazer de tanta madeira e ainda ter um dinheirinho de volta, pq ninguém tem pé de dinheiro no fundo do quintal, não é mesmo ??? rsrsrsrsrsrs.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise!!!

      Isso aí, além de fazer um dinheirinho, ainda ajuda o meio ambiente ao reaproveitar as madeiras e evitar tanto entulho!
      Se alguém tivesse me oferecido madeiras usadas no início da minha obra eu teria comprado, mas parece que as pessoas não tem muito essa prática, viu...rsrsrs

      Obrigada por compartilhar.
      Bjs

      Excluir
  8. Tá indo super rápido e ficando cada vez maior né, quanto a madeira como faz tempo não me lembro muito, mas acho que não gastou pq a nossa casa só tinha um andar e era bem menor que a sua heheh.
    bjs
    http://construcaodeumsonhoadois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!
      Tá rápido graças a Deus!!! Estou tão ansiosa hehehe
      A minha como são três lajes, gasta madeira mesmo né!
      Bjs e volte sempre!
      Ju

      Excluir
  9. Oi Juliana como vai? não tem como não mencionar a qualidade do trabalho do seu empreiteiro e do time dele, estou analisando por outra ótica, veja a qualidade das amarras, travamentos, cintas, posso dizer com propriedade, tudo isso ai é extremamente importante e necessário, quando o concreto cai nessas formas e vão preenchendo é de uma força gigantesca e só com essa quantidade de madeiras entrelaçadas e bem travadas são capazes de segurar toda aquela força que está por vir. Se serve de consolo, a única forma de fugir dessa e me lembro das palavras do Móises que casa construídas no modelo estrutural economizam 30% com gastos de madeiras já que o graute é colocado dentro do próprio bloco estrutural e também a economia com ferros, elétrica e hidráulica.

    agora é só curtir e lembre-se de não descartar-las, venda nem que seja para prêmio de consolo ai dentro mesmo do condomínio.

    um grande abraço para vc e para os meninos.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *