Minha Casa no Barranco: Estudo Topográfico e Projeto Arquitetônico - Parte I

Estudo Topográfico e Projeto Arquitetônico - Parte I

Oi gente, tudo bem?

Após os trâmites da compra do terreno (mais pra frente faço um post com dicas de compra de terreno, parte burocrática, etc), fomos para o próximo passo que foi correr atrás de um arquiteto para fazer o projeto da casa, mas antes disso, descobrimos que seria necessário contratar um topógrafo para fazer o estudo topográfico do terreno!


Esse é o documento da topografia do terreno
Conseguimos indicação de um senhor muito legal, o Sr. Laércio, foi lá fez tudo direitinho e veio entregar o material em casa! O custo total desse estudo foi R$ 665,00

Vou contar uma breve história, que se resume em uma questão: ter Q.I - Quem Indique (bem né!)- nesse ramo é tudo!!!

Já tínhamos em mente a construção da casa num terreno em declive e também conhecíamos os famosos ditados que se gasta muito mais numa obra deste tipo... 
Pois bem, com base nisso, decidimos projetar a casa com três pavimentos, criando no nível da rua a parte social, um piso abaixo os quartos e no último nossa área de lazer!

Com esta ideia na cabeça, fomos atrás de uma arquiteta, por indicação do corretor de imóveis. E no início da conversa com a moça, após análise do estudo topográfico recebemos um feedback negativo e ainda fomos incentivados a vender o terreno (oi???), pois, segundo ela iríamos gastar muito dinheiro e no fim das contas não sairia um projeto da forma que sonhávamos.

Passados alguns dias da primeira reunião, a arquiteta retornou com o primeiro esboço da casa e quase tivemos um piripaque, tamanha a feiura do projeto que ela criou! 
Num terreno de 325 m2 e 30 metros de comprimento, ela simplesmente ignorou alguns de nossos pedidos e não conseguiu incluir a piscina, alegando não ter espaço suficiente. 


Este foi o primeiro projeto que nos foi apresentado :(

Esboço da planta :(
Esse dia foi a gota d'Água e meu marido resolveu procurar outro profissional. A má vontade era tanta, que por alguns segundos acreditávamos não ser possível construir no terreno em que tanto sonhamos! 

Nessa hora é preciso ter muito foco no que se quer e esquecer os ladrões de sonhos!

E prosseguindo nossa busca por um profissional que atendesse nossas expectativas, fomos ao condomínio num final de semana e começamos a observar as placas das casas em construção, para encontrar um arquiteto com mais experiência, boa vontade e principalmente que conhecesse as normas do condomínio, para realizar o projeto sem tantas idas e vindas para aprovação.

No próximo post, irei encerrar a saga da busca pelo arquiteto ideal e mostrar para vocês o projeto aquitetônico.

P.S. Coloquei as imagens do primeiro esboço do projeto, apenas para servir como exemplo do que nos foi apresentado, e depois mostrar como foi possível fazer do jeito que queríamos (com todo respeito ao profissional que fez esses desenhos).

Bjs e abraços,
Ju Monteiro

9 comentários:

  1. Olha Juli se eu não conhecesse a arquiteta seria suspeito pra dizer que o projeto da foto foi exatamente o projeto que me apresentaram, e mais, os ajustes foram mínimos, partindo também que na apresentação aquele super papel que ela te entrega com o esboço do projeto até engana mas depois vc desiste, foi assim comigo.

    O q dizer do laercio, pensa num profissional gente boa, ele também fez meu estudo topográfico e ainda foi la arrumar briga com uns rapazes que arrancaram meu piquete e não colocou no lugar..

    Que ótimo que esta tudo fluindo e as energias positivas estão em vosso favor, não deixem que ninguém os façam mudar nada...

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi vizinho, tudo bem por aí?
    Jura que você passou pela mesma arquiteta!? Olha o super papel que a pessoa me entregou os esboços (A4).... Rsrsrs
    Ainda bem que vcs não fecharam com ela né! Rsrsrs

    Legal que somos vizinhos e teremos muita coisa para compartilhar nessa jornada maluca que é construir, estou gostando bastante agora que as coisas vão começar a andar!

    O lance é se entregar, mentalizar e fluir boas vibrações, boas energias, positividade, paciência ... Apesar dos problemas, tudo se resolve... E no final teremos nossas casinhas prontas e lindas!

    Tudo de bom pra vocês também! Bom feriado!

    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tudo bem?

    Vim aqui retribuir a visita no meu blog!
    Olha, acho a topografia do seu terreno a que se consegue os melhores projetos...da pra aproveitar demais essa caída, a vista sempre fica maravilhosa e o espaço de lazer fica super espaçoso...acho que o custo da estrutura vale a pena!

    Fico no aguardo do projeto original!!

    http://construindonaprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintya, que legal, seja muito bem vinda por aqui!

      Eu concordo com você, nesse tipo de terreno dá para se criar projetos lindos, com vista super valorizada e uma ótima área de lazer. Acho que muita gente se assusta com a ideia de construir em terreno declive, mas não é tão ruim e dependendo do caso, não precisa gastar muito com estrutura, basta aproveitar a caída para fazer o projeto.

      Já já vou postar o projeto para vocês. Depois me fala o que achou.

      Beijos,
      Ju

      Excluir
  4. Olá Juliana!
    Boa Noite!
    Entrei no seu blog e achei muito legal. Também estou construindo em Santana de Parnaíba e o meu terreno é muito parecido com o seu.
    O meu projeto ficou muito legal, e coube tudo o que desejavamos. Este tipo de terreno nos possibilita criar projetos maravilhosos.
    Te desejo sorte nesta fase de construção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visite o meu blog: http://construindoemsantanadeparnaíba.blogspot.com

      Excluir
    2. Oi Juliana!
      Temos o projeto aprovado no condominio e demos entrada na prefeitura de Santana de Parnaíba desde 17/12... Já saiu o comunique-se e agora pediram todas as vias para darem o alvará... espero que em breve estejamos com esse tão sonhado alvará na mão...
      bjs

      Excluir
    3. Oi Luis,
      Olha, essa parte burocrática, onde precisamos da boa vontade dos outros para as coisas andarem é complicada viu, sei bem como é!
      Meu alvará já saiu, mas confesso que ficamos no pé deles, acompanhando os prazos e até que foi rápido...
      Sempre que falamos lá depto. responsável da prefeitura, fomos muito bem atendidos (só ir com jeitinho pra falar com eles rsrsrs).
      Mas que bom, o seu já já sai, está na fase final, falta pouco agora.
      Bjs

      Excluir
  5. Olá Luis Felipe, tudo bem?

    Que bom ter gostado do blog! Fico feliz em ter pessoas para dividir as experiências desse mundo da construção, ainda mais que seremos vizinhos, mesma cidade, mesmo tipo de terreno e praticamente começaremos a obra na mesma época.

    Vou visitar seu blog, para ver seu terreno e seu projeto, que bom ter ficado do jeito que queriam!

    Em que fase estão? Já tem o projeto aprovado? Precisando de alguma coisa, terei prazer em ajudar, no que puder!

    Desejo também, boa sorte e muita energia positiva para vocês!

    Beijos e abraços,
    Ju Monteiro

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *